V2.15.1.35
Cartão de Estudante
 



Estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200(duzentos) horas-aula, reconhecidos pela Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal ou pelo Ministério da Educação e alunos de faculdades de teologia ou instituições equivalentes, os quais residam ou trabalhem a mais de um quilometro do estabelecimento que estejam matriculados.


O estudante deve se cadastrar através do site, procedendo da seguinte forma:

1) Certificar-se que sua escola já se cadastrou para o ano letivo (clique aqui para ver se sua Escola já se cadastrou no ano letivo).
2) Cadastrar-se e imprimir o formulário preenchido eletronicamente.
3) Anexar documentação legal exigida necessária e foto 3x4 (atual).
4) Entregar formulário e documentação legal exigida, nas estações de cadastramento de Estudantes.
5) Efetuar carga de créditos.


O beneficio do Estudante é custeado integralmente pelo Distrito Federal por intermédio da Secretária de Estado da Fazenda do Distrito Federal, que destinará recursos específicos para tal finalidade, conforme Lei 4462 de 13/01/2010.




A primeira via do cartão de Estudante é gratuita. O custo das demais vias é de R$10,00 (Dez Reais), pago no momento da retirada do novo cartão.


O cartão de  Estudante é pessoal e intransferível, não empreste a outras pessoas, pois no caso de uso indevido poderá ocasionar a perda do beneficio no semestre vigente.

Tomar alguns cuidados para evitar danos ao cartão: não colocar o cartão sobre campos magnéticos (imãs, aparelhos de som, TV e etc.),não expor ao sol ou calor, não dobrar e não colar adesivos.


O Cartão de Estudante é um instrumento que garante a gratuidade no serviço oferecido pelo Metrô/DF, através de viagens carregadas pelos estudantes nas estações.

O beneficio do cartão de Estudante está limitado a 4 (quatro) utilizações diárias.

O estudante poderá realizar somente uma recarga a cada período mínimo de 30 dias.

A recarga de créditos poderá ser realizada em qualquer estação do Metrô/DF mediante a apresentação do Comprovante de Presença Escolar (Ficha de Freqüência) , de segunda a sexta-feira exceto feriados.

No caso de menor de 18 anos a recarga deverá ser feita pelo representante legal mediante a apresentação do Comprovante de Presença Escolar (Ficha de Freqüência) do Aluno e documento oficial com foto.


Em caso de perda, roubo ou extravio de cartão, dirigir-se a qualquer Estação do Metrô/DF e registrar a ocorrência, porém a retirada do novo cartão se dará somente nas Estações de atendimento ao Estudante.

O bloqueio somente poderá ser solicitado pelo próprio estudante ou pelo responsável legal no caso de menores de 18 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto.


A segunda via do cartão poderá ser retirada em qualquer uma das Estação de Atendimento a Estudante (Galeria, Guará, Águas Claras, Ceilandia Centro, Terminal Ceilandia e Terminal Samambaia).

A nova via será disponibilizada com a quantidade de créditos remanescentes na primeira via bloqueada.
 
O prazo para a retirada do cartão segunda via e recebimento dos créditos remanescentes é de 24 horas, somente em dias úteis.